DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA DO AGREGADO MIÚDO
NBR NM 248
TAREFA Nº 08
Data de entrega: 22/04/2014
Resumo
Este ensaio, descrito pela ABNT NBR 9776/1987, procura determinar a massa específica de agregados miúdos usados na obtenção de concreto através de um método que consiste, basicamente, em misturar água e areia dentro de um frasco de vidro, o frasco de Chapman descrito no item Materiais Utilizados. Os resultados foram satisfatórios se comparados à resultados encontrados na Internet.
Palavras-chave: frasco, Chapman, massa específica, ensaio.
Introdução
Este relatório baseia-se na realização dos ensaios constantes na NBR 9776, que nos auxilia a determinar a umidade superficial em agregados miúdos, utilizando o frasco de Chapman. Esta norma estabelece os procedimentos e materiais para que o experimento possa ser executado, e, que serão tratados neste trabalho.
A massa específica aparente ou massa específica unitária é definida como a massa das partículas do agregado que ocupam uma unidade de volume, ou seja, é relativa a agregado e a vazios. De acordo com a massa específica aparente os agregados podem ser classificados como: Leves (Argila expandida, pedra-pomes, vermiculita); Normais (pedras britadas, areia, seixos); E pesados (hematita, barita, magnetita).
Revisão Teórica
Os agregados utilizados na construção civil são materiais granulares, sem forma e volume definidos, de dimensões e propriedades estabelecidas e são materiais abundantes no Brasil e no mundo. Descobrir o teor de umidade da areia, que será utilizada em obras, é muito importante, pois este valor poderá interferir na dosagem do concreto. A resistência do concreto depende da água, e essa quantidade é tão importante, que devemos levar em conta a água contida na areia. Como a areia absorve água do ambiente ou da chuva, a mesma acaba inchando, ocupando assim, um volume maior e aumentando sua massa. Nesse caso, há alteração do traço do