3 Bacias Hidrogr ficas 1
A bacia hidrográfica é uma área definida topograficamente, drenada por um curso d’água ou por um sistema conectado de cursos d’água de forma que toda a vazão efluente seja descarregada através de uma simples saída.
A bacia hidrográfica é necessariamente contornada por um divisor, assim designado por ser a linha de separação que divide as precipitações que caem em bacias vizinhas e que encaminha o escoamento superficial resultante através de um ou outro sistema fluvial. O divisor segue uma linha rígida em torno da bacia, atravessando o curso d’água somente no ponto de saída.
Figura – Bacia Hidrográfica
1.1 Objetivos do estudo
Definir o divisor topográfico de uma bacia;
Calcular parâmetros de caracterização das bacias;
Avaliar qualitativamente a influência das características fisiográficas sobre o regime de vazões de uma bacia.
Freqüentemente é necessário subdividir grandes bacias em unidades menores para fins práticos de trabalho. As sub-bacias ou bacias tributárias são definidas por divisores internos, da mesma forma que a bacia principal.
A utilização das características físicas pode ser resumida a Três utilidades básicas:
Explicação de observações passadas ou criação de cenários futuros, como por exemplo, no planejamento de drenagem de uma cidade, prevendo-se as áreas impermeabilizadas futuras.
Transposição de dados entre bacias vizinhas. É muito comum não se dispor de dados observados de vazões no local de interesse de um projeto; entretanto, encontrando-se uma bacia vizinha com dados históricos ou eventualmente dados de um mesmo rio em seções distantes, pode-se correlacionar os dados de vazões com as características físicas das bacias.
Criação de fórmulas empíricas para generalizações regionais dessas correlações.
O escoamento de um curso d’água é condicionado a diversos fatores, podendo ser dividido em dois grupos:
Fatores climáticos, mais ligados à precipitação;
Fatores físicos.
1.2 Características físicas de uma Bacia Hidrográfica