Ensaio speedy
ENSAIOS APARELHO SPEEDY
Curso Edificações I – Turma A
ETEC
2013
1.OBJETIVO
O objetivo do ensaio é determinar a porcentagem de umidade presente em uma determinada amostra de solo pelo método speedy. E assim descobrir a melhor forma de trabalhar com esse solo.
2.APARELHAGEM * Aparelho speedy. * 2 esferas de aço. * 1 ampola de carbureto. * 1 colher (sopa) usada como medida para pegar a amostra de solo. * Balança de precisão.
3.ENSAIO
1º Dia – ensaio realizado a noite, dia quente sem chuva ou vento. * Escavamos o solo para extrair uma amostra do mesmo. * Utilizando uma colher de sopa para pegar a amostra e a pesamos na balança de precisão até atingir 6 gramas (quantidade especificada no aparelho). * Colocamos a amostra na câmara do aparelho speedy e introduzimos as duas esferas de aço, seguida da ampola de carbureto. * Fechamos o aparelho e o sacudimos de cima para baixo três vezes quando ocorreu o rompimento da ampola de carbureto. * Observamos o manômetro até estabilizar a medição do teor de umidade da amostra chegando a 6,5%.
2º Dia – ensaio realizado a noite, dia fresco com vento moderado e chuvisco a tarde. * Retiramos uma nova amostra do mesmo local e com profundidade semelhante a usada no ensaio anterior. * Realizamos os mesmos procedimentos do ensaio anterior, porém obtivemos resultado diferente chegando a 8% o teor de umidade.
4.CONCLUSÃO
Concluímos que as mudanças climáticas influenciam muito nos resultados dos ensaios, e observando outros ensaios podemos perceber que a profundidade que é retirada a amostra de solo e o tempo que essa amostra fica em contato direto com o ar podem mudar o resultado final do teor de umidade, a limpeza errada do aparelho também pode causar alterações no ensaio seguinte.
5. REFERÊNCIAS * http://ipr.dnit.gov.br/normas/DNER-ME052-94.pdf * Aula de ESMCC professora Cristiane