Mec. dos solos
OBJETIVO
O principal objetivo do ensaio, realizado no dia 21/03/2012, às 10:00, no Laboratório de Mecânica dos Solos, é a determinação do teor de umidade de uma determinada amostra de solo.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
É de extrema importância para a construção civil o conhecimento do teor de umidade do solo usado nas diferentes fases da obra, pois revela em que condições hídricas estão, podendo interferir, por exemplo, na dosagem do concreto. A umidade é a relação entre a massa de água de uma determinada amostra de solo pela massa dos sólidos. h = Ma/Ms x 100
Onde:
h = Teor de umidade (%)
Ma = Massa de água na amostra (g)
Ms = Massa dos sólidos na amostra (g)
MATERIAIS E MÉTODOS
Neste ensaio, utilizamos três métodos diferentes para a determinação do teor de umidade, sendo eles:
-Speedy (Método 1)
O Speedy é um aparelho destinado à determinação rápida do teor de umidade. A determinação da umidade com a utilização dele é baseada na seguinte reação química, realizada em ambiente confinado.
CaC2 + 2H2O C2H2 + Ca(OH)2
(carbureto de cálcio + água acetileno e hidróxido de cálcio)
O gás acetileno ao expandir-se produz uma pressão proporcional à quantidade de água existente na amostra. Com a leitura dessa pressão em um manômetro acoplado é possível descobrir o teor de umidade conforme tabela estabelecida.
Nesse método, seguiu-se os seguintes passos:
Pesou-se 10 gramas de solo úmido de origem indeterminada na balança e colocou-se na câmera do aparelho, juntamente com uma esfera de aço e com a ampola de carbureto de cálcio. Fechou-se o aparelho e agitou-o repetidas vezes até que a ampola quebrasse, o que se verifica pelo surgimento de pressão assinalada no manômetro. Quando a pressão manométrica apresentou-se constante, o que significa que a reação se completou, fez-se a leitura. Através da tabela de aferição própria do aparelho com a leitura manométrica e o