OBTENÇÃO DA UMIDADE DO SOLO PELO MÉTODO EXPEDIDO (SPEEDY)
ENGENHARIA CIVIL – EC2N
MICHELE SOUZA DIAS
Prática dia 17/09/14)
OBTENÇÃO DA UMIDADE DO SOLO PELO MÉTODO EXPEDIDO (SPEEDY)
SONDAGEM À TRADO
VILA VELHA
SETEMBRO - 2014
Relatório de aula prática de Geotécnica (17/09/2014) – turma EC3N
Campo 01:
Realizou-se a prática da sondagem a trado com a utilização uma concha metálica dupla e posteriormente uma espiral que ao perfurar o solo guardou-se em seu interior o material escavado.
Realizou-se um processo simples, rápido e econômico.
Iniciou-se com a limpeza do terreno onde seria feito o furo de sondagem (remoção da vegetação) com a utilização de uma cavadeira de boca; com a utilização da mesma, iniciou-se o furo de aproximadamente 3 cm de profundidade e logo em seguida utilizou-se o trado concha até atingir uma profundidade de 0,8 m reservando o solo escavado.
Posteriormente continuou-se a perfurar com auxílio de um trado helicoidal (ou espiral) até atingir uma profundidade de 1,35 m na qual também foi reservado o solo escavado para análise.
Coletou-se a amostra de solo escavado e finalizou-se a sondagem em 1,35 m de profundidade.
Campo 02:
Obtenção da umidade do solo pelo método expedido (Speedy):
Este método fixa o procedimento para a determinação do teor de umidade de solos pelo emprego do aparelho “Speedy”, modelo G (escala 0 a 50%). O método é aplicável somente para solos que não contenham pedregulho, ou agregado.
Aparelhagem utilizada:
Aparelho “Speedy”, completo, incluindo a balança, o recipiente de vidro contendo pó absorvente à base de carbureto de cálcio e escovas de limpeza veio em uma caixa, facilmente transportável;
Escavou-se com utilização de uma cavadeira de boca aproximadamente 10 cm de profundidade e separou-se uma amostra de 20g deste solo constatou-se que se travava de um solo argiloso pela análise visual.
Transferiu-se toda a porção da amostra do