Resumo peça O Rei Lear
A peça trata da história de um velho rei, Lear, que quer entregar seus poderes e riquezas a suas filhas Goneril, Regana e Cordélia. Antes ele decide perguntar a elas o amor que cada uma tinha para com ele. Goneril e Regana, tomadas pela ambição, bajulam o pai com maravilhosas palavras falando de um amor que não existia. Cordélia, filha mais nova e mais amada, vai contra as palavras das irmãs, e somente fala de um amor puro e verdadeiro que tinha ao pai. Lear se desconsola, pois esperava mais da menina. Revoltado ele resolve deserdar a filha, injustamente, que é abrigada pelo rei da França que decide torna-la rainha.
As filhas que ficaram ao seu lado começam a maltratá-lo tirando seus poderes e desfazendo suas ordens, Lear começa a enlouquecer diante de tantos maus tratos e principalmente a traição das filhas. Lear é amparado pelo seu fiel amigo Kent, que o ajuda a pedidos de Cordélia.
A peça fala de outra traição entre pai e filhos. O velho amigo fiel e súdito do reino Jasper que cai na armadilha do filho mais velho. Edmundo arma para que o pai acredite que seu outro filho Edgar tenha o traído com uma carta. Jasper decepcionado e iludido deserda o filho que é expulso do palácio. Edgar se finge de louco nas ruas do reino. Edmundo não satisfeito arma para o pai e o trai, acusando Jasper para Goneril e Regana que mandam arrancar-lhe os olhos. Cego q traído Jasper vai parar nas ruas e contra apoio em Edgar desfarçado de louco.