resumo rei lear
RESUMO REI LEAR
C.C.: DEONTOLOGIA EM NUTRIÇÃO
DOSCENTE. MSC. JOICE TRINDADE SILVEIRA
DISCENTE: OSÓRIO DIAS SOARES
AGOSTO, 2014
RESUMO REI LEAR
Rei Lear vendo o seu avançar de idade, decide dividir seu reino entre suas filhas, Goneril, Regana e Cordélia, sua idéia é deixar o trono às filhas e permanecer em repouso o resto de sua vida.
Devido a Goneril e Regana serem interesseiras conseguem iludir seu pai, por sua vez Cordélia devido à sua sinceridade acaba sendo renegada por seu pai, ficando assim sem seu dote. Surge o Duke de Kent que defende Cordélia e também acaba sendo banido do reino, mas consegue retornar disfarçado ficando a serviço do Rei. Diante disso o Duque de Borgonha, um dos pretendentes de Cordélia ao saber que sua pretendida fora renegada, desiste de casar com ela. Por sua vez o Rei da França fica impressionado com sua sinceridade e resolve casar-se com ela.
Desde então Rei Lear reveza-se entre as casas de Goneril e Regana, contudo após terem recebido seus dotes, já não demonstram o mesmo amor de antes pelo Pai e resolvem unirem-se contra ele e assim rompem com seu pai e o expulsam juntamente com seus únicos companheiros o Bobo e Caio (Duke de Kent disfarçado).
Paralelamente, Edmundo filho bastardo de Gloucester convence seu pai de que Edgar seu filho planeja seu assassinato, Edgar por sua vez foge e se disfarça de mendigo ficando escondido em uma floresta, assim longe dos olhos de seu pai.
Rei Lear, abandonado, vaga enlouquecido, sem destino, em meio à tempestade, Conde de Gloucester resolve ajuda-lo e o leva sem saber a cabana onde encontra-se seu filho Edgar (disfarçado). Enquanto isso Edmundo acusa o próprio pai de trair a Bretanha auxiliando os Franceses na invasão.
Capturado, Gloucester tem um de seus olhos arrancados por Cornualha, marido de Regana. E também é abandonado e expulso de casa por seu filho Edmundo. Vagando cego o