patricia
O nome genérico de rã pimenta pode não ter significado para quem more em outro estado, ou pode haver outro animal com o mesmo nome em outras regiões do país. O nome científico é como se fosse uma carteira de identidade do animal. Quer estejamos em São Paulo, em outro estado ou até em outro país, este nome nos dará sem nenhuma dúvida a identificação exata de qual é o animal a que estamos nos referindo.
04-(UFOP MG) Um aluno, ao redigir um trabalho em sua escola, citou nomes científicos, entre eles: a) Tripanossoma Cruzi b) Anopheles (Nyssorhinchus) darlingi c) Rana sculenta marmorata d) Carica papaya Comente as regras de nomenclatura nos nomes científicos acima. Minha resposta: a) Correta, é o gênero do causador da doença de chagas. Pode ser grafado com "Cruzi" em maiúsculo ou minúsculo porque trata-se do nome de uma pessoa Oswaldo Cruz, homenageado por Carlos Chagas, o descobridor. b) Correta, o subgênero é escrito entre o gênero e o segundo vocábulo da espécie, entre parenteses, como está no item b. c) Correta, não conheço a espécie Rana sculenta marmorata, mas sei que Rana suculenta é a espécie binominal e Rana sculenta marmorata é sua subespécie. d) E por fim a letra d, correta porque é latim, binominal, inicial maiúscula com o segundo nome não pessoal, em minúsculo.
05-1. As categorias taxonômicas seriam Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie. Se observar de onde você tirou, o nome Rattus deve estar em itálico, isto significa que ele é um gênero (se ele for um nome só) ou uma espécie (se ele for binomial - ou seja, dois nomes, como ocorre nas letras B e C). Se for uma família deve terminar em IDAE para protozoários e animais, ou ACEAE para bactérias, fungos e plantas.
a) Gênero Rattus
b) Espécie Ascaris lumbricoides
c) Espécie Homo sapiens
2. O nome científico é internacional, ou seja, um ser