Regressão linear multipla
SOFTWARES R E STATISTICA: UMA APLICAÇÃO A DADOS DE
CONSERVAÇÃO DE FRUTAS
Cecília P. Sassi, Felipe G. Perez, Letícia Myazato, Xiao Ye, Paulo H. Ferreira-Silva e Francisco
Louzada
ICMC – USP – CP668 – CEP 13.566-590, São Carlos, SP, Brasil louzada@icmc.usp.br Resumo
Neste artigo são apresentados ajustes de modelos de regressão linear múltipla usando os softwares R e STATISTICA. Para isso, utilizou-se um conjunto de dados proveniente de uma pesquisa sobre conservação de frutas. Observou-se que as variáveis tempo de contato, temperatura do processo e concentração da solução osmótica têm impacto de sinal positivo sobre a variável resposta, a perda de peso (em %) da fruta em questão (abacaxi).
Palavras-chave: planejamento de experimentos, regressão linear múltipla, tabela ANOVA, software R, STATISTICA, conservação de frutas, análise de resíduos.
1. Introdução
Este artigo tem como foco a aplicação da regressão linear múltipla em dados relacionados ao planejamento de experimentos (dados de conservação de frutas) e a utilização de dois softwares, o R e o STATISTICA, para as devidas análises estatísticas.
O objetivo aqui é, então, ajustar modelos de regressão linear múltipla, mostrando em paralelo a utilização de dois softwares e explicando passo-a-passo cada função e comandos empregados. O relatório é organizado da seguinte maneira. Na Seção 2 é apresentado um breve histórico dos dois softwares utilizados, o R e o STATISTICA. Na Seção 3 é descrita a metodologia empregada na análise (regressão linear múltipla em planejamento de
1
experimentos). Na Seção 4 são apresentados os resultados obtidos quando da aplicação da metodologia em questão a um conjunto de dados reais (dados de conservação de frutas).
Comentários finais e conclusões, na Seção 5, finalizam o relatório.
2. Histórico
Nesta seção é apresentado um breve histórico dos dois softwares utilizados neste relatório, nominalmente, o