Engenharia civil
RESUMO
Resumo apresentado à professora Vitória da disciplina de TID III
ITABUNA, 2013
Resumo:
A Indústria da Construção Civil é uma atividade econômica que envolve tradicionais estruturas sociais, culturais e políticas. É nacionalmente caracterizada por apresentar um elevado índice de acidentes de trabalho. Os acidentes de trabalho têm sido freqüentemente associados a patrões negligentes que oferecem condições de trabalho inseguras e a empregados displicentes que cometem atos inseguros.
Para garantir uma execução da obra sem a ocorrência de acidentes de trabalho, deve-se sempre aliar dois fatores: a conscientização dos f$uncionários nela envolvidos e o cumprimento das leis de trabalho.
A conscientização dos funcionários é fator determinante no combate aos acidentes pessoais, normalmente ocasionados pela falta de uso de equipamentos de proteção individuais e coletivos. Esta conscientização deverá ser foco das atenções da diligência da obra, e a sua conquista poderá ser feita de diversas formas, como: palestras, treinamentos, cartazes, avisos, fiscalização rigorosa, advertências e concursos de segurança.
A obra deverá cumprir as leis e respeitar as medidas obrigatórias de proteção individual e coletiva, que previamente são planejadas nos PCMAT’s das obras (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil), PCMAT’s estes que deverão respeitar as normas brasileiras NR18 (condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) e NR26 (Sinalização de Segurança).
Dentro dos canteiros de obras existem os equipamentos de segurança individuais e os coletivos. Entre os coletivos, além dos tapumes, existem nos edifícios a colocação das redes de segurança e os balanços de segurança, ambos servem para evitar que qualquer material utilizado na obra caia e atinja um pedestre na rua e também para proteger o próprio trabalhador,