Regras na escola
INTRODUÇÃO: Podemos imaginar um país sem leis, uma família sem regras, uma escola sem regimento? Para alguns, a desorganização talvez não lhes incomode, alegando que regras retiram o direito à liberdade, e não admitem a importância delas para a organização de uma sociedade. Claro que, seria excelente viver em um mundo onde cada um soubesse respeitar o espaço do outro, o meio ambiente, e o que é público. Mas a realidade é outra, muitas pessoas só respeitam o que lhe é conveniente, onde coisas valem mais do que pessoas. Nos dias atuais, exercer os princípios básicos educativos é praticar a cidadania e conquistar cada vez mais os seus direitos, enquanto pessoa, aluno e cidadão. Sentimos a necessidade de enfatizar a qualidade do convívio social dentro da escola. E esse trabalho começa na compreensão das regras escolares e seus princípios. Pois, acreditamos que a existência de normas e regras é fator imprescindível para a vida individual e coletiva, pois contribui para uma convivência escolar saudável e equilibrada e para a boa formação de nossas crianças e adolescentes.
DEFINÇÃO
A legislação de uma unidade de ensino é o Regimento Escolar.
O regimento escolar é um conjunto de regras que definem a organização administrativa, didática, pedagógica e disciplinar de uma instituição.
E que: * Estabelecem normas que deverão ser seguidas para sua elaboração, como, por exemplo, os direitos e deveres de todos que convivem no ambiente; * Definem os objetivos da escola, os níveis de ensino que oferece e como ela opera; * Dividem as responsabilidades e atribuições de cada pessoa, evitando assim, que o gestor concentre todas as ordens, todo o trabalho em suas mãos, determinando o que cada um deve fazer e como deve fazer. O Regimento deve surgir da reflexão que a escola tem sobre si mesma. Ele é um o documento administrativo e normativo de uma unidade escolar que, fundamentado na proposta pedagógica e coordena o