Composição
Disciplina: Orçamento de Projeto e Obras
Professor:
Curso: Engenharia Civil
Semestre: 7º
Componentes:
Porto Alegre, 22 de Abril de 2013.
• COMPOSIÇÃO 1
[pic]
FÔRMA:
Conteúdo do Serviço
1) Consideram-se material e mão-de-obra para fabricação, montagem (inclusive de contraventamentos/travamentos) e desforma. Não inclusos material e mão-de-obra para o escoramento (cimbramento) de vigas e lajes.
2) Discriminação dos coeficientes de mão-de-obra por m² de fôrma:
- fabricação: carpinteiro: 1,20h / ajudante: 0,30h;
- montagem: carpinteiro: 0,403h / ajudante: 0,101h;
- desmontagem: carpinteiro: 0,173h / ajudante: 0,043h
3) As chapas de madeira compensada são encontradas no mercado com as dimensões: 2,20x1,10m, 2,44x1,22m ou 2,50x1,25m.
Critério de Medição
Área desenvolvida na planta de fôrmas (superfície da fôrma em contato com o concreto). Em lajes e painéis não descontar vãos de até 2,0 m².
Procedimento Executivo
1) Ao executar pilares, prever:
a) Contraventamento em duas direções perpendiculares entre si, que devem estar bem apoiados em estacas no terreno ou nas fôrmas da estrutura inferior. Se o pilar for alto, prever contraventamentos em dois ou mais pontos da altura. Em contraventamentos longos, utilizar travessas com sarrafos para evitar flambagem.
b) Gravatas com dimensões e espaçamentos proporcionais às alturas e dimensões dos pilares para que possam resistir ao empuxo lateral do concreto fresco. Atentar para os espaçamentos na parte inferior dos pilares.
c) Durante a concretagem verificar se os contraventamentos (escoras laterais inclinadas) são suficientes para não sofrerem deslocamentos ou deformações durante o lançamento do concreto.
d) Janela na base dos pilares para facilitar a limpeza e a lavagem do