Gestão de empresas
Fundamentos Gerais de Higiene do Trabalho 2012
Formadora : Célia Faria
Introdução
O desenvolvimento tecnológico da humanidade, além de trazer enormes benefícios e conforto para o homem do século XXI, tem exposto o trabalhador a diversos agentes potencialmente nocivos e que, desenvolvem as suas actividades normais em variados locais de trabalho. A Higiene do Trabalho, estruturada como uma ciência prevencionista, vem sendo aperfeiçoada dia a dia e tem como objectivo fundamental actuar no ambiente de trabalho, a fim de detectar o tipo de agente prejudicial, quantificar sua intensidade ou concentração e tomar as medidas de controlo necessárias para resguardar a saúde e o conforto dos trabalhadores durante toda a sua vida de trabalho. A Associação Norte- Americana de Higienistas Industriais define deste modo esta ciência: A Higiene Industrial é uma ciência e uma arte, que tem por objectivo: o reconhecimento, avaliação e o controle daqueles factores ambientais ou tensões, originadas nos locais de trabalho, que podem provocar doenças, prejuízos à saúde ou bem-estar, desconforto significativo e ineficiência nos trabalhadores ou entre as pessoas da comunidade. Da definição de Higiene e seus objectivos, fica claramente estabelecido que seus princípios e metodologia de actuação são aplicáveis a qualquer forma de actividade humana, em que possam estar presentes diversos factores causadores de doenças profissionais.
Conceitos Fundamentais
Agentes Biológicos Microorganismos (bactérias, vírus e fungos), incluindo os geneticamente modificados, as culturas de células e os endoparasitas humanos que são susceptíveis de provocar infecções, alergias ou intoxicações.
Auditoria de Segurança A auditoria de segurança é uma técnica analítica de avaliação sistemática, objectiva, documentada e periódica do cumprimento de um padrão de segurança, definido previamente, e da adequação da estrutura e meios colocados à disposição para a