Gestão de Empresas
ESCOLA SUPERIOR POLITECNICA
CAPITULO I: DEFINIÇÃO E NOÇÕES GERAIS DA GESTÃO
A sociedade onde vivemos esta dominada por diferentes organizações grandes e pequenas.
Exemplos: governo, e os organismos oficias, alguns com fins lucrativos e outros não. As pessoas trabalham em conjuntos para atingir o objectivo da empresa. Secção 1-1: Definição: A gestão é um processo destinado a obter resultados com a utilização de todos ou uma parte dos recursos da organização. Ou um processo de se prosseguir, conseguir e obter resultados (bem e serviços) com os esforços dos outros. 1-1-1-Recursos da organização
A organização depõe de recursos, factores indispensáveis e combinados a fins de produzir bens e serviços destinados ao mercado.
Na organização destituirmos Recursos materiais e Recursos imaterial. A)-Recursos matérias: são recursos que apresentam uma existência física. Isto significa que o seu valor contabilístico pode se depreciar tanto como pode apreciar no decorrer do tempo.
Compreendem:
-imóveis: são edifícios ou infra-estruturas que servem de espaço físico para produção, administração, prestação de serviços e armazenamento.
Exemplos: Sede de uma empresa
-moveis: São meios fixos.
Exemplos: Maquinas de Fabricação. Ferramenta s ,Meio rolante ,Computadores e Maquinas de escrever B)-Recursos Imateriais: São meios logiciais (informática software). Compreendem:
-Meios Financeiros, que é o conjuntos de recursos de valor monetários que a organização possui sob forma de liquidez.
Exemplo: empréstimo bancário.
-Meios Humanos: São indivíduos ou grupos de indivíduos que operam para a organização disponibilizando o seu esforço físicos.
Exemplo: economista de um banco: massa cinzenta (saber - fazer). 1-1-2-Diferenciação da gestão
Henry Fayol (em 1916,engenheiro Francês especializado em economia industrial) determinou as diferenças funcionais de forma simples e