Reflexão sobre a arte
A palavra arte de origem latina (artis) que está ligada à língua grega no termo tékne (técnica), por sua vez não é apenas um termo do técnico ou da técnica de “fazer coisas” para que seja arte é necessário que haja um sentido ou intenção. Nos dias atuais e a forma de explica-la mediante tanta diversidade, pode ser distinta como a forma de manipulação da palavra, da dança, entre outros para se transmitir uma mensagem por meio de linguagens.
Arte e Tecnologia
Outra passagem importante para se compreender a arte contemporânea é sua difusão com a tecnologia na chamada era da informação onde se é possível com ferramentas tecnológicas se ter acesso a todo tipo de arte, inclusive museus virtuais. Ainda no contexto da explicação sobre o que é a arte, o exemplo da tecnologia que está presente nos dias de hoje pode explicar também o fato de à arte estar sempre em mudança juntamente com os períodos do tempo, de acordo com a época, o lugar e a cultura. No quesito contemporaneidade podemos explicar não apenas o uso das mídias, das tecnologias, da informação de um modo geral para a produção da arte e cultura como fator principal para explicar o modo como a arte está em constante movimento, fluxo de pensamentos, valores e gostos.
A arte contemporânea
Com a diversidade artística citada acima, também se é possível estabelecer parâmetros de locais onde se é possível encontrar arte. Quando se levanta a questão de encontrar a arte logo se veem a cabeça, museus, teatros, porém umas das características principais da arte contemporânea é à arte pelas ruas, não apenas por meio dos grafites tão marcados, mas também esculturas, performances e a dança de rua que nada mais é do que uma expressão da arte, além de a objetividade de artistas que afirmam o interesse de “ir aonde está o povo”, inovando e estabelecendo uma conexão direta com a característica principal da arte contemporânea “a informação”, onde artistas usam como pontos cruciais fatos atuais, como a