Reflexão sobre o livro a arte da guerra
"Faço o inimigo ver minhas forças como fraquezas e minhas fraquezas como forças, enquanto transformo suas forças em fraquezas e descubro onde ele não é forte... Escondo meus rastros de modo que ninguém consiga me ouvir." (VI. 9 Ho Yen-hsi)
Conhecer os pontos fortes e fracos do concorrente é essencial para se alcançar a maior parte do mercado, mas não podemos deixar de se preocupar com nossas possíveis fraquezas, pois a qualquer momento pode-se ser surpreendido com um ataque.
No mundo dos negócios, adotar uma ‘‘estratégia de guerra’’ pode ser um grande passo para seu sucesso e de toda sua equipe. Assim como você está de olho em seus concorrentes, eles com certeza também estarão esperando a primeira oportunidade para dar um passo a sua frente. Uma linha de investimento no mercado deve ser planejada, qualquer evidência que for descoberta pode arruinar todo o planejamento, pois nenhuma organização entra em um ramo de mercado para perder.
Em sua empresa, você deve desviar os olhares de seu concorrente para seu ponto fraco no mercado e fazer com que ele pense que esse é seu ponto forte e ele não tentem competir com você, atraindo ele para o mercado onde você já domina e que não é o ponto forte do seu concorrente. Um caminho totalmente diferente de sua verdadeira estratégia seria um tiro certeiro, no qual ele nem imaginaria.
Com o avanço das tecnologias, empresas estão atribuindo conceitos modernos em sua gestão tornando o mercado uma verdadeira ‘‘guerra de marketing’’, onde oferecer o produto com mais praticidade e eficiência se tornou a peça chave para entrar de vez nesse mundo cada vez mais amplo, onde a cada dia surgem novas empresas expandindo seus negócios para outros ramos, más sem interferir nas suas principais atividades.
Para alcançar o sucesso deve-se planejar todo caminho a percorrer, estar sempre preparado para o inesperado pode fazer a grande diferença, portanto, uma empresa que surpreende seu