A arte da guerra thiago
Nilton Souza do Lago Junior
A ARTE DA GUERRA (RESENHA)
FEIRA DE SANTANA – BAHIA
MARÇO / 2015
Nilton Souza do Lago Junior
A ARTE DA GUERRA (RESENHA)
Resenha critica apresentada como umas das atividades parciais do 1º bimestre, da disciplina de Estratégia de Manufatura, do Curso de Engenharia de Produção da Faculdade Pitágoras de Feira de Santana (BA).
Orientador: Professor Rodrigo Alves
FEIRA DE SANTANA – BAHIA
MARÇO / 2015
IDENTIFICAÇÃO DA OBRA
SUN-TZU. A arte da guerra. 2ed. São Paulo: Ciranda Cultural, 2008.
APRESENTAÇÃO DA OBRA
A Arte da Guerra, é uma famosa obra militar da antiguidade chinesa. O pensamento e doutrinas filosóficas expostas na obra foram e ainda são aplicados amplamente nas áreas militar, política, econômica e até na vida pessoal. É também, um rico pensamento materialista, mostra a mudança de contradições entre inimigos ou adversários, entre partes objetivas e subjetivas da realidade. Nesta obra se constata também, que na antiguidade já se tinha a noção clara de que nossa realidade está sempre em movimento.
RESUMO DA OBRA
Sun Wu, ou Sun Tse, aqui no ocidente é mais conhecido como Sun Tzu, é um grande pensador militar e estrategista da última fase do período histórico chinês denominado "Primavera e Outono". Viveu a mais de dois mil e quinhentos anos atrás, e é tido como o fundador da teoria militar na China.
A Arte da Guerra demonstra as estratégias e meios de como um líder deve-se portar para influenciar seus subordinados. Somente com liderança os resultados serão obtidos. Para ganhar uma guerra é necessário o estudo preliminar detalhado baseado em cinco fatores fundamentais: a influência moral, o clima, o terreno, o comando e a doutrina. Somente com o conhecimento desses fatores levará o general à vitória. Há cinco elementos importantes nas regras militares: O primeiro é a análise do terreno; O segundo é o cálculo de força de trabalho e dos recursos de material; O