Relat rio SOLOS ok
Testes: impregnação, dilatância, resistência seca e desagregação, além de exame tátil visual.
Ensaios: granulometria, balança hidrostática, limite de liquidez e limite de plasticidade. Temos como objetivo de durante este estudo classificar o tipo de solo presente no local e sabermos como este se comporta quando se trata de engenharia civil.
1 Coleta de amostra
De acordo com a NBR 9604/86, para investigação de alguns tipos de solos faz-se necessário a coleta de amostras indeformadas e deformadas por meio de abertura de poço ou trincheira.
1.1 Objetivos
Exame visual do subsolo;
Coleta de amostra;
Execução de ensaios “is situ”.
1.2 Equipamentos
Picareta;
Pá;
Enxada;
Facão;
Arame;
Carrinho de mão;
Trena;
Sacos plásticos;
Barbante;
Etiquetas;
Plástico filme.
1.3 Procedimentos
Conforme consulta à NBR 9604/86, este grupo realizou a abertura de um poço numa área delimitada por cerca de 1 m² para facilitar a entrada de uma pessoa de médio porte que consiga talhar e retirar um bloco em formato cúbico (amostra indeformada).
Fez-se primeiramente a limpeza do local, descartando por volta de 15 cm de profundidade de solo. Escolheu-se o ponto onde seria retirado o bloco e iniciou-se a retirada do solo ao redor deste (Figura 1).
Foram retirados 10 cm de solo acima da cota prevista para coleta da amostra e evitou-se qualquer contato com essa superfície. Com o auxílio de uma trena, mediu-se um quadrado com aresta entre 15 e 40 cm e delimitou-se com a própria trena o perímetro de onde seria retirado o bloco.