Referêncial teórico
2.1 SUPPY CHAIN MANAGEMENT
São todos os processos, pessoas, organização, pessoas e tecnologia envolvidos no processo de produção de um determinado produto ou serviço solicitado por cliente, afim de satisfaze-lo e gerar lucros para a empresa.
‘Engloba o planejamento e a gestão de todas as atividades envolvidas no fornecimento e aquisição, conversão e todas as atividades da logística.’ Assim é definida a cadeia de suprimentos pelo Conselho de Profissionais da Suppy Chain Management(CSCMP).
A Cadeia de Suprimentos foi desenvolvida na década de 80 para mostrar a necessidade de integrar todos os processo do negócio desde os fornecedores até os clientes.
Segundo BALLOU:
“Administração de matérias e distribuição física integram-se para formar o que se chama hoje de logística empresarial. Muitas companhias desenvolveram novos organogramas para melhor tratar as atividades de suprimento e distribuição, frequentemente dando tatus de alta administração para função ao lado do marketing e a produção.” (1993 p.38)
2.2 MARKETING E LOGÍSTICA
Utilizando o marketing e a logística de forma separada será muito difícil agregar valor ao cliente por isso nos últimos anos as empresas se desenvolveram nas especializações de tarefas, isso deum origem a departamentalização.
Isso promove o aumento de seu próprio desempenho em termos de que seu produto seja bem aceito no mercado atual, mas pra isso é preciso que o consumidor perceba que se comprar o seu produto terá uma clara vantagem de que se tivesse adquirido o mesmo produto em uma empresa concorrente, esse é o considerado valor ao cliente.
O principal ganho em usar o marketing e logística em conjunto é que a empresa irá se manter por mais tempo no mercado e conseguirá inovar e lançar novos produtos para se consolidar ainda mais no mercado agregando cada vez amis os valores de clientes e assim terá um crescimento contínuo e duradouro.
A logística irá disponibilizar o produto certo que o cliente