referencial Teórico
1. Para que realizemos uma boa pesquisa, nós temos que ter um bom REFERENCIAL TEÓRICO; um referencial teórico apenas, ou seja, é preciso seguir uma linha de pensamento e não misturar conceitos que se opõem ou se contradizem. Se não for assim, a pesquisa não assume caráter científico.
2. Nós tomamos de um determinado autor apenas um conceito importante sobre nosso tema, de toda a gama de conceitos desenvolvidos por ele, e o usamos como referencial para nossa pesquisa.
3. Se estamos trabalhando com mais de um conceito, para cada um desses conceitos escolhe-se um autor.
4. Nada impede que usemos comentários de outros escritores sobre esse grande autor para melhor clarear o nosso referencial, mas o referencial não será esses comentários, e sim, o conceito que os comentaristas estão comentando.
Vejamos a celebre frase de Isaac Newton: “Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes”.
O que é estar sobre os ombros dos gigantes? No nosso caso, é usar os referencias de outrem, a fim de lermos outros objetos que eles não leram; isso faz com que a ciência se desenvolva e avance.
ARTICULAÇÃO DO REFERENCIAL NA PESQUISA O referencial teórico é a peça chave de uma pesquisa científica, é ele que possibilitará a nós dizer algo sobre o objeto de estudo (tema/ problema de pesquisa), bem como, emitir juízos de valor sobre o objeto.
Segundo Severino, ele é o conjunto de instrumentos lógico-categoriais nos quais o pesquisador se apoia para conduzir o trabalho investigativo e o raciocínio. Sua função na pesquisa é: “dar conta dos fenômenos a serem abordados e explicados”.
Toda a nossa pesquisa se desenvolverá a partir do problema de pesquisa posto com a ajuda do referencial teórico adotado por nós. É ele que definirá a metodologia da pesquisa e a forma como ela se estruturará. Por isto, nós precisamos definir bem o nosso referencial a fim de construirmos uma boa pesquisa, sem sofrimento e sem precisar ir além