Referêncial Teórico
Arquitetos: SZK/Z Architects
Localização: Jūrmala, Letônia
Arquiteto Do Projeto: Uģis Zābers
Equipe De Projeto: Kristīne Grava, Ilva Cimermane, Alvis Petrovskis
Design De Interiores: Zane Tetere
Área: 800.0 m²
Ano: 2013
Fotografias: Martin Kudryavcev
Jūrmala, uma cidade de resorts costeiros localizada a aproximadamente 30 quilômetros da capital da Letônia, Riga, é bem conhecida por sua arquitetura em madeira.
Os edifícios históricos de Jūrmala representam o Classicismo, o Ecletismo, o Art Noveau e o Romantismo Nacional, bem como figuram alguns exemplares do Funcionalismo. No entanto, a arquitetura - predominantemente residencial - foi adaptada para a escala e o clima de Jūrmala. Como resultado, a arquitetura na cidade é elegante, arejada e rica em detalhes - rendas esculpidas, pequenas torres, cataventos, varandas e janelas com vitrais.
O novo edifício de três andares está localizado na Dzinaru prospekts 32 - no centro de Jürmala. Os locais badalados de Jürmala ficam a cinco minutos a pé, o mar está logo à frente do terreno, que é adjacente a um parque.
A arquitetura do edifício pode ser considerada uma interpretação do patrimônio em madeira de Jürmala, buscando inspiração nos entalhes ornamentais tradicionais e na escala do tecido urbano existente. No entanto, nas últimas décadas prédios de grande porte estão se tornando mais comuns em Jürmala, já que o valor dos terrenos tem aumentado. Para reduzir visualmente a escala, o novo edifício foi dividido em três volumes interligados, cada um com uma linguagem arquitetônica ligeiramente diferente representando três períodos distintos no desenvolvimento arquitetônico da cidade.
O hall de entrada e o lobby encontram-se no volume central. Os dois volumes adjacentes criam um pequeno pátio de entrada, protegendo a área de acesso da rua. Um estacionamento subterrâneo está localizado abaixo do edifício e do pátio.
Os três volumes do edifício são caracterizados por