Referêncial Teorico
Saneamento básico é uma atividade que relaciona o abastecimento de água potável, o manejo de águas pluviais, coletas de tratamento de esgoto, manejo de resíduos sólidos, limpeza urbana, controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, vidando, desta forma, proporcionar uma mais higiênica e saudável para os moradores de determinada região. Como salienta Cavinatto (1992).
“desde a antiguidade o homem aprendeu intuitivamente que a água poluída por dejetos e resíduos podia transmitir doenças. Há exemplo de civilizações, como a grega e a romana, que desenvolveram técnicas avançadas para a época, de tratamento e distribuição da água.”
Pode-se dizer, a partir daí que saneamento básico é um conjunto de ações socio-econômicas que têm por objetivo alcançar Salubridade Ambiental.
A ausência de Saneamento básico é detectada em vários países, incluindo os países desenvolvidos. Essa falta de saneamento pode provocar a transmissão de doenças , contaminação de alimentos e água, sendo que as principais vítimas são as crianças, e isto reflete na taxa de mortalidade.
A implementação de sistemas de abastecimento de água para controle de doenças e outros agravos, com a finalidade de contribuir para a redução da mortalidade – provocada por doenças de veiculação hídrica – e para o aumento da expectativa de vida e da produtividade da população. Resíduos sólidos é uma parte importante do Saneamento Ambiental, pois, tem como objetivo, fazer com que todos tenham acesso ao abastecimento de água potável, coleta e disposição sanitária de resíduos sólidos e líquidos, disciplina sanitária de uso do solo, drenagem urbana, controle de doenças transmissíveis, para proteger e melhorar as condições de vida da população.
“Barros et al.(1995), o Sistema de Abastecimento de Água representa o "conjunto de obras, equipamentos e serviços destinados ao abastecimento de água potável de uma comunidade para fins de