Teoria da Administração
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
SÃO PAULO – SP
AGOSTO
Teorias Administrativas
A Teoria Administrativa é um segundo componente das teorias clássicas da administração. O objetivo deste estudo é explicar o desenvolvimento da teoria administrativa e analisar os seus elementos, forças e fraquezas.
É interessante observar que até o momento da revolução industrial, não existia ainda um contexto que evidencie claramente a existências das fábricas ou indústrias. Foi na Revolução Industrial que começou a surgir ou serem inventadas as fábricas, e que as mesmas impulsionaram a revolução, conjuntamente com a máquina a vapor.
Com todos esses adventos, o trabalho assalariado, as cidades nesses momentos também se desenvolveram, desencadeando um processo social que afetou as vidas das pessoas, gerando ao governo buscar atitudes e providências para sanar os problemas referentes as novas necessidades desta nova sociedade, como moradia, saúde, educação, desenhando novas tendências e dando desenvolvimentos de novos aspectos da administração publica.
A Administração enquanto ciência se desenvolveu no inicio do século XX, a partir dos estudos de TAYLOR que passou a ser estruturada.
Esse período ficou conhecido como administração clássica. Em seguida FAYOL propos um modelo cartesiano de organização e de gerenciamento definindo funções e criando o que hoje conhecemos como organograma. Esses dois estudiosos marcaram a gênese da chamada hoje administração científica.
Muitos pesquisadores após, começaram a investigar o mundo organizacional e as correlações de diversas variáveis pertinente a esse meio, se tornando de grande importância para a sociedade e no campo das ciências sociais.
Com o crescimentos das empresas, o crescimento organizacional influenciou diretamente na vida das pessoas, independentemente se tinha laços estreitos com a impresa ou não.
A Administração foi influênciada pelo paradigma positivamente dominante,