Referencial teórico - o que é?
Referencial Teórico – O que é?
Wilson Horvath
(...) os referenciais teórico-metodológicos, ou seja, os instrumentos lógicocategoriais nos quais se apoia para conduzir o trabalho investigativo e o raciocínio.
Trata-se de esclarecer as várias categorias que serão utilizadas para dar conta dos fenômenos a serem abordados e explicados. Muitas vezes essas categorias integram algum paradigma teórico específico, de modo explícito. Outras vezes, trata-se de definir bem as categorias explicativas de que se precisa para analisar os fenômenos que são objeto de pesquisa (SEVERINO, 2007, p. 131).
Em nossa vida cotidiana, nos deparamos com uma infinidade de fenômenos, e emitimos julgamentos a respeito deles, que podemos tornar públicos ou guardá-los para nós mesmos. Para a maioria dos acontecimentos, nós não damos uma importância significativa, pois eles estão em acordo com nossos referenciais; outros nos chamam muita atenção, pois de alguma forma, eles fogem daquilo que concebemos como “normalidade”. Mas, sempre emitimos julgamento.
Por exemplo: Todos os dias, ao sairmos de casa para trabalharmos, nós trancamos a porta, certo? E seguimos para nossas obrigações. Mas, se um dia, ao virarmos a chave, a fechadura não fechar, provavelmente, ficaremos desesperados e teremos que chamar o chaveiro para arrumar a fechadura. Isso se dá devido ao nosso referencial de “porta fechada”. Nós acreditamos que porta fechada significa: trancada por chave.
Esse referencial teórico, assim como qualquer outro, é construído historicamente: lembremo-nos do tempo de nossos avós, melhor de nossos bisavós. Eles, ao saírem de casa, apenas encostavam a porta e, no máximo, usavam a taramela. E para eles (devido ao referencial deles) a porta estava fechada.
Da mesma forma, nós emitimos julgamentos em todos os nossos campos de atuação. Nós, a partir de nossos referenciais, julgamos pessoas,