REFERENCIAL TEORICO
Entende-se por solubilidade a capacidade que uma determinada substância tem em se dissolver naturalmente em outra, a qual se denomina solvente. Solvente é um componente cuja seu estado físico é preservado, e quando a mistura é preparada normalmente s encontra presente em maior quantidade. Os demais são denominados solutos. Por exemplo, uma dada substância é dita saturada se mais de 0,1g de determinado soluto se dissolver em 100ml de solvente, da mesma maneira que menos de 0,1g dissolve em 100ml de solvente a substância é dita insaturada.
O grau de dissolução de um soluto em um solvente depende de vários fatores. A natureza das partículas de solvente e soluto e as interações entre elas. A temperatura na qual a solução é formada. E a pressão de um soluto gasoso.
Ao se tratar da solubilidade dos compostos existe um fator característico, ou seja, uma regra que trás consigo a seguinte afirmação que: “Semelhantes dissolvem semelhantes”. Deste modo determina-se que solventes polares dissolvem solutos polares e iônicos, e solventes apolares dissolvem solutos apolares. Com isso torna-se possível a compreensão sobre o por que de muitas substâncias inorgânicas, como os sais e os ácidos, que são polares dissolverem-se na água, que é um solvente polar, como por exemplo, água e álcool. Já as substâncias orgânicas que, geralmente, são apolares dissolvem-se em solventes orgânicos também apolares; por exemplo, é possível dissolver a parafina na gasolina, a gasolina no querosene, mas o mesmo não acontece se o solvente for a água. O mesmo acontece com óleo e água, que não se misturam. (LIMA DUTRA)