Reestruturação de empresas
RESIZING x FRANCHISING
REESTRUTARANDO OU FRANQUEANDO A EMPRESA
Acadêmico: Renato Farias da luz Cuiabá/25/05/11
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho não é entrar no mérito de uma discussão mais profunda sobre a reestruturação ou o franchising, pois para isto é preciso alto grau de conhecimento sobre o tema abordado. Mas sim para fazer uma rápida análise das opções que uma empresa possa adotar em um processo de reestruturação, seja este em alto nível ou superficial.
INTRODUÇÃO
A nova forma de competição global exige das empresas, rapidez e flexibilidades nas tomadas de decisões para sobreviverem e continuarem rentáveis e fazerem frente à competitividade mundial. Estes tem sido alguns dos motivos para que muitas empresas passem por processos de reestruturação para não serem engolidas pela concorrência que em muitas vezes agem de maneira desleal e predatória, como as empresas que importam e comercializam os produtos asiáticos por exemplo.
Quando falamos em processo de reestruturação, não nos referimos em mudanças menores para se adequar ao ambiente “pintar a fachada”, mas nos, consideráveis esforços para mudar completamente a estrutura existente e continuar competindo no setor.
Uma reestruturação exige mudanças