Relatório de qualitativa
Este relatório irá tratar sobre métodos de identificação de cátions do grupo II B (Arsênio, Antimônio e Estanho). É preciso entender um pouco acerca das características dos elementos em questões, portanto será dado início a uma pequena introdução teórica. O Arsênio é um sólido quebradiço, cinza-aço, que apresenta um brilho metálico. Sublima por aquecimento, evidenciando um odor característico de alho; por aquecimento em um fluxo de ar, o arsênio queima com chama azul, produzindo vapores de óxido de arsênio III, As4O6. O Antimônio é um metal brilhante, branco prateado, que funde a 630°C. O Estanho é um metal branco prateado, maleável e ductil em temperaturas normais, mas em baixas temperaturas torna-se quebradiço, devido a sua transformação em outro estado alotrópico. Funde a 231,8°C. Os três elementos acima, em suas formas de sulfetos são solúveis em polissufeto de amônio e formam tiossais.
Objetivo
O objetivo deste relatório é fazer uma análise sistemática do subgrupo do arsênio através de reações de precipitação com características de identificação de cada um dos cátions (As3+; Sb3+; Sn4+).
1
Parte Experimental
Teste de Identificação de cátions da seção do Arsênio
Em um tubo de ensaio foram adicionados soluções contendo As(III), Sb(III) e Sn(IV). Em seguida, foram adicionadas 1 gota de HCl – 2M e 3 gotas de Tioacetamida. Depois esta amostra foi levada ao banho-maria para aquecer por 2min. Logo após, levou-se à centrifuga para separar o precipitado do sobrenadante. A solução 1 foi rejeitada.
O precipitado 1 obtido desta solução foi diluído em 20 gotas de água destilada e 1 gota de NH4Cl – 6M e depois centrifugado. Rejeitou-se a solução 2 da lavagem.
Obtido o precipitado 2, acrescentou-se 10 gotas de NaOH – 0,5M. Aquecido por 2min em banho-maria e depois centrifugado. Rejeitou-se o precipitado 3.
A solução obtida de cor amarela límpida, a seção do Arsênio, foi acrescida de HCl – 2M até se acidificar. Depois foram