Reestruturação de empresas
Introdução: 1
• Conceito de reestruturação 2
• Dimensões das reestruturações 4
• Princípios e práticas utilizados nas reestruturações de empresas. 7
Criação de valor 7
Reestruturação silenciosa 9
Insolvência 9
• Operações de reestruturações, para além das fusões e aquisições: 12
Spin-off 12
Spin-out 13
Split-offs: 13
Split-ups: 14
Equity carve-outs: 14
Downsizing: 14
Conclusão: 16
Bibliografia: 17
Introdução:
No momento actual e face à fase negra que a economia nacional e internacional atravessa, este é sem dúvida um tema de capital importância. Devido à globalização e instabilidade económica internacional, as empresas têm de estar numa adaptação constante ao mercado, obrigando-as a reestruturar numa tentativa de ultrapassar a crise. Dada a forma como ocorreu as reestruturações, a sua relevância e actualidade, este pareceu-nos ser um tema interessante para desenvolver e para o qual pensamos ser o mais indicado para realizar um trabalho mais completo e conciso.
Este pretende demonstrar como ocorrem as reestruturações, quais as implicações que daí advém, que tipos de reestruturações existem, quais as suas dimensões e também quais os elementos fundamentais para as reestruturações, recorrendo assim a livros, internet, artigos quer de jornais quer de revistas da especialidade.
Inicialmente apresentamos uma breve definição sobre as reestruturações, quais as causas, consequências e razões para as reestruturações; posteriormente enumeramos e caracterizamos quais as dimensões das reestruturações; de seguida enunciamos quais os elementos fundamentais para a reestruturação de empresas, como por exemplo a criação de valor ou o processo de insolvência. Por último especificamos quais os tipos de reestruturações para além das fusões e aquisições.
Conceito de reestruturação:
Segundo Elísio Brandão, a reestruturação das empresas pode ocorrer, quando