Reengenharia
Mara Lucia Grando (UCEFF) maralucia35@gmail.com Edinei Francisco Barros (UCEFF) edineifb@hotmail.com
Resumo
O trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia para a implantação de um processo de reengenharia, descrevendo um estudo de caso da maneira que ocorreu o processo em uma grande organização e trazendo uma entrevista com um renomado consultor sobre a inovação e a mudança radical dentro da organização. Serão abordadas algumas fases que devem ser observadas para conseguir obter o melhor desempenho do uso da ferramenta. A pesquisa trará o contexto histórico referente ao processo de reengenharia que apesar de ter seu conceito difundido na década de 90, é uma ferramenta utilizada desde os primórdios da industrialização. Muitas empresas utilizaram da reengenharia para inovar seus processos, serviços e produtos e hoje se mantém competitiva no mercado.
Palavras-chave: Reengenharia; implementação; inovação.
1. Introdução No cenário global a competitividade faz parte de todo o mercado, pois, com o aumento de empresas oferecendo o mesmo produto torna-se necessário buscar alternativas para a melhoria continua de todos os processos da organização.
Além disso, a sociedade está em constante mudança, fazendo surgir novos nichos de mercado em todos os níveis sociais. Surge então, o anseio por produtos diferentes, atendimento diferenciado e preços acessíveis, deste modo as empresas devem se inovar a fim de suprir as necessidades deste novo grupo de consumidores, garantindo assim seu espaço no mercado.
A reengenharia possibilita a reestruturação organizacional, mantendo assim a empresa competitiva no mercado. Por ser uma ferramenta inovadora, mantém a organização atualizada em questões tecnológicas, possibilitando que os produtos e serviços sejam oferecidos com o máximo de qualidade e eficiência.
Foi com a publicação do artigo de Hammer na Harvard Business Review em 1990 que o termo reengenharia ficou conhecido e com maior