Reengenharia
Segundo ROBBINS, S. e COULTER, M. (1998), reengenharia é um redesenho radical de todos ou de parte dos processos de trabalho de uma empresa para melhorar a produtividade e performance financeira. A essência da reengenharia pergunta: Como nós projetaríamos a estrutura e os processos desta organização se começássemos do nada? Muitas empresas tentaram fazer a reengenharia e descobriram que ela gera benefícios reais. Como a reengenharia envolve uma mudança radical na maneira como o trabalho sempre foi feito, os administradores desempenham um papel importante no planejamento, organização e liderança de qualquer esforço de reengenharia.
2. REENGENHARIA DE PROCESSOS
De acordo com MAXIMIANO, C. A, A (2000), de todos os novos conceitos de administração, a reengenharia é um dos mais populares. A idéia básica da reengenharia é o redesenho dos processos. Fazer a reengenharia é reinventar a empresa, desafiando suas doutrinas, práticas e atividades existentes, para, em seguida, redesenhar seus recursos de maneira inovadora, em processos que integram as funções departamentais. Esta reinvenção tem como objetivo otimizar a posição competitiva da organização, seu valor para os acionistas e sua contribuição para a sociedade.
2.1. PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Como diz ainda MAXIMIANO, C. A, A (2000), dentro da reengenharia, a palavra processo tem importância fundamental. Um processo é um conjunto de atividades, ligadas entre si, que ocorrem naturalmente na operação diária da empresa; um processo toma determinado insumo e transforma-o para criar um resultado. Alguns dos processos mais comuns, que se encontram na maioria das empresas, são os seguintes:
• Desenvolvimento de produto (desde a identificação da necessidade do novo produto até a apresentação do protótipo).
• Gerenciamento de pedidos (desde o preenchimento até o recebimento).
• Serviço de vendas pelo Correio.
• Gerenciamento de informações.
• Administração de recursos humanos (desde