Sistema de gestão de energia
Escrito por Carlos Jardim Sena * *
O desempenho energético é um termo amplo, que abrange a eficiência energética, a intensidade energética , o consumo energético, bem como a forma de utilização de qualquer tipo específico de energia em uma determinada atividade.
Como qualquer outro sistema de gestão, sua implantação visa, como principal resultado, a alcançar níveis superiores de desempenho na utilização das diversas formas de energia pela organização. A premissa básica é a revisão sistemática e periódica dos diversos processos sob a luz dos procedimentos estabelecidos, tornando possível identificar as oportunidades de melhoria e viabilizar a sua implantação.
O início do processo de implantação do sistema de gestão da energia requer a definição de uma política energética apropriada pela organização e a identificação das diversas formas de energia utilizadas no desenvolvimento de suas atividades e dos requisitos legais aplicáveis, aos quais a organização deverá, compulsória ou voluntariamente, atender.
Requer, ainda, a identificação das prioridades a serem observadas e dos objetivos de desempenho energético a serem alcançados. Uma estrutura relevante de gestão e acompanhamento e um programa de implantação da política energética deverão ser estabelecidos, para assegurar o cumprimento dos objetivos e o alcance das metas.
Por fim, ações de planejamento, controle, monitoramento e auditoria, acompanhadas das ações corretivas e preventivas, deverão ser incentivadas e facilitadas pela organização, a fim de assegurar que a política energética e o sistema de gestão da energia permaneçam apropriados à realidade empresarial. Dentro dessa lógica, a organização deve identificar as áreas relacionadas à utilização da energia que deverão ser gerenciadas, selecionando as técnicas e métodos adequados de gerenciamento aplicáveis a cada caso.
Como se vê, a implantação de um sistema de gestão da