Reengenharia
Introdução
A novidade desta década é a reengenharia, que algumas empresas americanas descobriram. Essas empresas constataram que melhoria contínuas apenas não era suficientes para resolver seus problemas e torná-las competitivas. Tornava-se necessária uma mudança radical, drástica e fundamental em seus negócios e em seus processos. Elas tiveram que mudar radicalmente seu modo de funcionar e operar.
O que é reengenharia
É o reprojeto dos processos de trabalho do negócio e a implantação de novos projetos. Ela busca as iniciativas de mudança radical do processo.
Faz unicamente o essencial, o fundamental. Joga fora tudo o que existe atualmente na empresa, destrói o antigo e busca sua substituição por algo novo.
Orienta o trabalho para os processos e não para as tarefas, ou para os serviços, nem para pessoas ou para a estruturação organizacional. É uma reconstrução, e não uma reforma total ou parcial da empresa.
Os princípios da reengenharia
A reengenharia é um processo imediato e de resultados incertos, que tem como base os seguintes principios: Organizar processos com base nos resultados e não nas tarefas. Colocar aqueles que vão utilizar o output do processo a executá-lo.
1.
2.
3.
Colocar o processamento da informação nas mãos de quem a produz.
4.
Tratar os recursos dispersos geograficamente como se estivessem centralizados. Ligar atividades paralelas em vez de integrar apenas os seus resultados.
Colocar o ponto de decisão onde o trabalho e executado, permanecendo o controle implícito no processo.
5.
6.
7.
Recolher a informação apenas uma vez e na fonte.
A reengenharia implica muitas alterações, não apenas nos processos. A estrutura organizacional, o sistema de gestão, qualquer coisa que tenha a ver com o processo tem de ser alterada de forma integrada.
As bases da reengenharia
1. As pessoas: A reengenharia somente pode ser realizada e praticada por meio das pessoas. Elas passam