Barroco
Este trabalho tem como tema barroco e é realizado para a disciplina de artes tendo a finalidade de fazer com que, procurando informação, nós aprendemos mais sobre esta arte.
Através desta pesquisa queremos reunir todas as coisas próprias do tema. Pela procura das características e dos principais artistas iremos tentar estudar e ficar a conhecer o barroco.
O conhecimento que temos de barroco é pequeno. A busca de informação que realizaremos irão nos ajudar a ter um pensamento diferente com o tema.
Esperamos, com isto, aprender e conhecer bem melhor “O Barroco”.
Barroco é o nome dado ao estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada, as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente. Características
O Barroco começou a ser estudado seriamente no final do século XIX, e desde então os teóricos da arte têm tentado definir-lhe seus contornos, mas essa tentativa provou-se dificultosa, e pouco consenso foi conseguido. Um dos primeiros estudiosos a abordar o tema foi Heinrich, que o descreveu contrapondo-o ao Renascimento e definido cinco traços genéricos principais: o privilégio da cor e da mancha sobre a linha; da profundidade sobre o plano; das formas abertas sobre as fechadas; da imprecisão sobre a clareza, e da unidade sobre a multiplicidade.
Pintura
Andréa pozzo codificando a técnica da perspectiva arquitetônica ilusionística em seu tratado Perspectiva Pictorum ET Architectorum, foi o responsável pela divulgação em larga escala de uma das mais típicas modalidades de pintura do Barroco, a criação de grandes tetos pintados onde as paredes do templo parecem continuar para cima e se abrir para o céu, oferecendo a visão de uma epifania onde santos anjos e Cristo parece descer entre nuvens e resplendores de glória. Também se tornaram