Port 2 logistica aplicada
R: Um dos pontos primordiais para que Wal-Mart ganhasse mercado foi o investido de milhões de dólares que Sam Walton, fez em um sistema computadorizado global que ligava cada caixa registradora à sede da corporação, o que garantia, entre vários outros benefícios, a reposição imediata de estoques. Walton também investiu pesadamente em caminhões e modernos centros de distribuição e o foco nas questões logísticas é a arma que permite à Wal-Mart manter seus preços mais baixos.
2. A estratégia de gestão da cadeia de suprimentos do Wal-Mart agregou valor aos seus clientes? Por quê?
R: Sim, porque como a rede Wal-Mart manteve o foco na eficácia da cadeia de suprimentos, os clientes dificilmente deparariam com gôndolas vazias ou demoras na verificação de preços e continuava reduzindo os custos, apostando em que os preços seriam o mais importante dos fatores para a atração de clientes e com isso conseguiu manter seus preços mais baixos e seus clientes mais satisfeitos, quase sempre retomando, por tudo isso, às suas lojas.
3. Em que ponto os executivos do Kmart falharam? Em sua opinião quais estratégias deveriam ter adotado para não perder o mercado? Justifique.
R: Os executivos do Kmart falharam em investir no marketing e merchandising em se preocupar com a imagem e cultivar a felicidade da loja, no que deveriam ter de investir na cadeia de suprimentos para sim ter a felicidade do cliente que é o mais importante. A Kmart deveria ter investido em um sistema que simplificasse a vida do cliente assim como o Wal-Mart fez. Com isso tendo um maior lucro e podendo continuar a ser um dos maiores.
4. Cite um exemplo de uma empresa que se diferencia dos seus concorrentes através da cadeia de suprimentos, pontue no mínimo cinco pontos primordiais que fazem esta empresa ser referencia de mercado. Em sua opinião como o cliente pode perceber que a gestão da cadeia de suprimentos