Reengenharia
(Henry Ford)
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
No mundo globalizado de hoje as empresas querem destaque no mercado e para isso vão em busca de diferenciais. Para se alcançar este diferencial, executivos e gerentes têm que estudar novas técnicas e conceitos para implementação em suas empresas.
Para liderar o mercado é necessário estar a frente da concorrência. Para isso inovar é preciso, então, utilizar somente o benchmarking, ou outras ferramentas separadamente não será eficaz para que a empresa alcance o patamar desejado. O ideal é ter uma estratégia pensar adiante e reinventar, então neste contexto se aplica a reengenharia.
Para o sucesso e obtenção de vantagem com uma reengenharia de processo é necessário que o processo seja bem estruturado e dimensionado.
Quando se esta buscando uma drástica mudança para o crescimento, o melhor é pensar na reengenharia, mas nem todo mundo a aceita, por medo da mudança tentam apenas “consertar” etapas do processo já estabelecido, o que muitas das vezes não é o suficiente.
Processos
Uma estrutura para ação, um conjunto de atividades estruturadas e ações destinadas a resultar num produto específico para um determinado cliente ou mercado, assim é descrito um processo para Idalberto Chiavenato (CHIAVENATO, 1995)
A descrição de processo empresarial para Hammer e Champy (HAMMER, Michael e CHAMPY, James, 1994) é um conjunto de atividades com uma ou mais espécies de entrada e que cria uma saída de valor para o cliente.
Para se chegar a um resultado final é certo que o processo é dividido em várias etapas, mas o que interessa para o cliente é que na sua conclusão seja funcional por um todo. O que importa é atingir seu objetivo, por tanto quando se fala do processo empresarial para um cliente o que é mais importante é sua funcionabilidade e resultado.
As empresas adquirem valor à