Estudante
O Dendezeiro também conhecido com Palma-Africana (Elaeis guineensis) é originário da África e é bastante cultivado em locais como: Malásia, Indonésia, Nigéria, Colômbia e Tailândia (STANLEY Mielke). No Brasil atribui-se a introdução de oleaginosa no estado da Bahia por volta do século XVI e se deu através de escravos vindos principalmente de Angola, Benin e Moçambique (Deser, Savin BASA).
Na Bahia essa oleaginosa se dá de forma subespontânea, e cultivada em uma pequena faixa litorânea de forma familiar enquanto que no Pará as principais cidades são Tailândia, Moju, Acará, Santa Bárbara do Pará, Igarapé-Açu, Santo Antônio do Tauá, Castanhal e Santa Izabel do Pará de forma também familiar mais com participação de grandes empresas. (STANLEY).
O óleo retirado do dendezeiro se subdivide em dois tipos: óleo de palma (retirado do da polpa ou mesocarpo) e óleo de palmiste (retirado da amêndoa ou endosperma) (estudo Deser).
O dendezeiro possui algumas variedades, estas que se diferenciam pela espessura do endocarpo, as variedades são: Dura, Psífera e Tenera. As variedades Dura e Psífera ao se cruzarem dão origem a variedade Psífera, esta mais recomendada para plantios comerciais.( http://www.ceplac.gov.br/radar/dende.htm). O processo produtivo do Dendê requer alguns cuidados necessários, tais como uma boa escolha das sementes e na sanidade das mudas, basicamente estes cuidados definem se o processo produtivo obterá uma bom resultado na colheita e na extração do óleo.(STANLEY).
O preparo das sementes se subdivide em algumas partes: Aquisição das sementes, Pré-Viveiro e Viveiro. (EMBRAPA). Aquisição de uma quantidade de sementes pré-germinadas de acordo com a extensão da área a ser plantada, sendo um dos principais produtores de sementes do dendezeiro a EMBRAPA.
Pré-Viveiro, essa fase dura aproximadamente quatro meses e nela as sementes pré-germinadas são plantadas em sacos plásticos (10x20cm e 5