Reações de caracterização de carboidratos
Reações de caracterização de carboidratos
Introdução
A classificação dos carboidratos é feita de acordo com o tamanho que estes assumem. São então classificados como monossacarídeos, oligossacarídeos ou polissacarídeos. Os carboidratos também podem ser encontrados em associação com outras biomoléculas, sejam elas proteínas ou lipídios, que, de uma forma geral, originam os chamados glicoconjugados. Os monossacarídeos são os mais importantes e são os formados por cinco ou seis átomos de carbono. Por serem moléculas muito ricas em grupamentos hidroxila (-OH), os monossacarídeos podem ser facilmente desidratados por ação de ácidos fortes concentrados, como o ácido sulfúrico (H2SO4). O ácido rompe facilmente as ligações presentes em moléculas de polissacarídeos, quebrando-os e fornecendo seus monossacarídeos. Por sua vez, são desidratados e podemos ter como produto: o furfural , quando o monossacarídeo desidratado for uma pentose, e o hidroximetilfurfural quando for uma hexose.
A reação de Benedict é um reagente químico de cor azulada, geralmente usada para detectar a presença de açúcares e açúcares redutores, nos quais se incluem glicose, galactose, lactose, maltose e manose. Reagente de Benedict consiste de uma solução de sulfato cúprico em meio alcalino (com muitos íons OH-); A capacidade que esses compostos apresentam de reduzir íons metálicos em soluções alcalinas é um bom método de identificação desses compostos. A reação do princípio da prova de Benedict, baseada na redução de íons Cu 2+ a Cu +, com formação de um precipitado vermelho ou amarelo:
A reação de Molisch identifica à presença de carboidratos em uma solução a (solução etanólica de αnaftol 5g/100 ml) sob a ação de ácido sulfúrico concentrado leva a formação de compostos furfúricos a partir dos carboidratos. Os compostos furfúricos reagem com o naftol formando um produto condensado colorido. Tanto o furfural quanto o HMF são substâncias incolores, impedindo que a reação seja