bioquímica- caracterização dos carboidratos
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLOGICAS
DISCIPLINA: BIOQUIMICA
TESTES DE CARACTERIZAÇÃO DE CARBOIDRATOS
Beatriz Pires do Nascimento
Teresina - PI, 2014
Instituto Federal de Ciências e Tecnologias do Piauí
Campus: Teresina Central
Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas
Professor: Luiz Fernando M. Carvalho
Disciplina: Bioquímica
TESTES DE CARACTERIZAÇÃO DE CARBOIDRATOS
Beatriz Pires do Nascimento
Teresina - PI, 2014
~2~
1 INTRODUÇÃO
0s carboidratos, também chamados de hidratos de carbono, glicídios e açucares são biomoléculas orgânicas, designados como polihidroxialdeídos ou polihidroxicetonas, devido à presença de um grupo funcional aldeído ou cetona e dois ou mais grupos alcoólicos (Campell
2000).
Essas biomoléculas apresentam carbono, hidrogênio e oxigênio de acordo com a fórmula geral [𝐶𝐻2 𝑂 ] 𝑛 onde n≥3. São classificadas como monossacarídeos (açúcares simples), oligossacarídeos e polissacarídeos, sendo estes dois últimos polímeros dos monossacarídeos.
Também apresentam diversas funções, dentre elas a energética (através de reações de oxidação-redução), estrutural, e de reserva energética. Os Testes de Molisch, Seliwanoff,
Beanedict e a reação de Lugol são destes que permitem a caracterizam de alguns carboidratos.
~3~
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 OBJETIVO
Tendo em vista a importância dos carboidratos, em especial na atividade metabólica das células animais, desenvolveu-se esta prática com o objetivo de constatar as estruturas dos carboidratos, de identificar carboidratos redutores e não-redutores e , por fim, observar o processo de formação em alguns deles, através de reações de caracterização dos carboidratos.
O principal objetivo deste trabalho é descrever os procedimentos adotados nesta prática, assim como seus resultados e promover o conhecimento prático sobre técnicas laboratoriais e de testes de caracterização de carboidratos.
2.1.1