Relatório de aula prática sobre carboidratos
INTRODUÇÃO 2
Objetivos: 3
Metodologia: 4
Resultados: 4
Discussão: 5 a glicose: 5
CONCLUSÃO: 5
Bibliografia consultada: 6 anexos 7
INTRODUÇÃO
Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza, possuem muitas funções, incluindo o fornecimento de uma significativa fração de energia no corpo. Tem grande importância no funcionamento do nosso corpo, e são classificados em aldoses, possuindo um aldeído como seu grupo mais oxidado e cetoses como seu grupo cetona respectivamente. Também são classificados em monossacarídeos (de acordo com o número de Carbonos), dissacarídeos (dois monossacarídeos), oligossacarídeos (em média de 2 a 12 monossacarídeos) e polissacarídeos (vários monossacarídeos). Para melhor observarmos o comportamentos dos carboidratos frente a diferentes testes, realizamos experiências com diferentes reações, o que nos possibilitou diferenciar monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos, aldoses e cetoses, relacionando o conteúdo teórico com a prática em laboratório, para melhor entendimento da disciplina. O seguinte relatório mostrará os métodos utilizados, resultados e discussão, que nos levou a descobrir o carboidrato presente na solução problema e suas principais características.
Objetivos:
Os principais objetivos das provas qualitativas de carboidratos foram observar o comportamento de diversos carboidratos, diferenciar polissacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos, aldoses e cetoses, desse modo, identificando o carboidrato presente na solução problema.
Metodologia:
Para identificar o carboidrato presente na solução problema, realizamos quatro reações. Primeiramente, Reação de Seliwanoff, com a finalidade de diferenciar aldoses e cetoses, onde foram utilizados seis tubos contendo: 2 gotas de amido, glicose, sacarose, frutose, solução problema, água destilada