INTRODU O Carboidrato
LUANA DOS SANTOS BERNARDO
REAÇÕES DE CARACTERIZAÇÃO DOS CARBOIDRATOS
PORTO VELHO/RO
2015
INTRODUÇÃO
Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza, apresentam como fórmula geral: [C(H2O)]n, daí o nome "carboidrato", ou "hidratos de carbono" e são moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções, tais como fonte de energia, reserva de energia, estrutural, matéria prima para a biossíntese de outras biomoléculas.
Dentre as diversas funções atribuídas aos carboidratos, a principal é a energética. Também atuam como elementos estruturais e de proteção na parede celular das bactérias, fungos e vegetais, bem como em tecidos conjuntivos e envoltório celular de animais.
REAÇÕES DE CARACTERIZAÇÃO DOS CARBOIDRATOS
Os carboidratos perfazem a mais abundante classe de biomoléculas da face da Terra. Sua oxidação é o principal meio de abastecimento energético da maioria das células não fotossintéticas. Além do suprimento energético, os carboidratos atuam como elementos estruturais da parede celular e como sinalizadores no organismo. Diversificadas. Pode-se citar como carboidratos de relevância biológica e médica a glicose (carboidrato de maior importância), a ribose e a desoxirribose, o amido, o glicogênio, a celulose, a quitina, entre outros. (MARZZOCO et al, 1999)
Os carboidratos desempenham inúmeras funções no nosso organismo e na natureza. Entre elas, a função energética: os glicídios armazenam a energia dos seres vivos (amido e glicogênio) e liberam para as reações quando degradados (a energia é armazenada na ligação glicosídica); são, ainda, doadores de carbonos. Outro papel dos carboidratos é o estrutural: a celulose, por exemplo, é o principal componente das paredes das células vegetais; a quitina constitui o exoesqueleto dos artrópodes e os lipopolissacarídeos são os componentes principais da membrana de bactérias gram-negativas. Além dessas