Pegada H Drica
Outra perspectiva utilizada em nossa pesquisa é a Pegada Hídrica, ou seja, ela é um indicador que analisa o uso direto e indireto da água, nas relações de consumo e produção dos bens materiais (alimentos, papel, tecidos e etc.).
O interesse da Pegada Hídrica, esta em relacionar os impactos humanos nos sistemas de água potável aos nossos hábitos de consumo. Desta forma, é possível analisar e calcular o volume total de água que é utilizado para produzir bens e serviços de consumo, tanto de um único indivíduo, quanto a uma comunidade, empresa ou nação. Com a Pegada Hídrica somos capazes de evidenciar os diferentes produtos e nações que mais consomem, poluem e desperdiçam água no planeta. Alguns dados; A Pegada Hídrica de um Soja-Burgers hambúrguer de soja de 150 gramas produzido na Holanda é cerca de 160 litros; A produção de um quilo de carne bovina exige em média 15 mil litros de água; Escassez de água afeta mais de 2,7 bilhões de pessoas para pelo menos um mês a cada ano.
Por que, de acordo com o professor Arjen Y. Hoekstra, criador do conceito da Pegada Hídrica, os problemas de falta de água, desperdício e poluição são melhores compreendidas se observarmos a produção e cadeias de suprimentos como um todo. A partir deste pensamento, Arjen ao problematizar a questão da água, ele percebe que este problema esta intrinsecamente ligada à estrutura da economia global. Como alguns países elevaram bastante seus padrões de importação de bens, que requerem água para sua produção, ocasionou uma intensa pressão sobre os recursos hídricos das regiões de exportação, onde geralmente as medidas governamentais para a preservação dos recursos hídricos são insuficientes.
Porém, a gestão dos recursos hídricos não se deve apenas intrinsecamente governos, a sociedade civil, os consumidores e as empresas podem exercer papel fundamental para a melhor gestão dos recursos hídricos no planeta.
Fontes; Hoekstra, A. Y., Chapagain, Aldaya, M.M. e Mekennen, M.M.