Reação de Esterificação e Saponificação
A esterificação direta, também chamada de esterificação de Fischer, consiste na reação entre um ácido carboxílico e um álcool (figura 1). Figura 1 – Equação simplificada da esterificação direta (FELTRE; RICARDO, 2004)
A reação é semelhante à reação de neutralização ácido/base em sal e água, apenas na aparência, pois o éster formado é molecular, ao contrário dos sais, que são iônicos. Essa reação é lenta, reversível, com rendimento de cerca de 60% e deve ser catalisada por ácidos minerais fortes (H2SO4 ou HCl concentrados).
Os ésteres mais comuns são resultantes da reação da glicerina com ácidos carboxílicos de cadeias longas (ácidos graxos) formando os triglicerídeos e são encontrados nos óleos e nas gorduras vegetais e animais (figura 2). Figura 2 – Reação de esterificação do Triglicerídio (FELTRE; RICARDO, 2004)
Os lipídios ou lípidos são todas as substâncias gordurosas do reino vegetal e animal. São substâncias untuosas ao tato, deixam mancha translúcida sobre o papel, são insolúveis em água e solúveis nos solventes orgânicos (éter, clorofórmio, benzeno, etc.). Podem ser classificados em lipídios simples e lipídios complexos.
Os lipídios simples são ésteres de ácidos graxos com os mais variados álcoois. Os ácidos graxos são ácidos monocarboxílicos, de cadeia normal, saturados ou insaturados, que contém número par de átomos de carbono, geralmente superior a dez (tabela 1).
Tabela 1 – Exemplos de ácidos graxos (FELTRE; RICARDO, 2004)
Os ácidos graxos insaturados podem ser divididos em: monoinsaturados, com apenas uma ligação dupla; e poli-insaturados com duas ou mais ligações duplas.
Do ponto de vista estrutural, os ácidos graxos