Reação de Adição
Uma reação de adição, em química orgânica, é uma reação onde uma ou mais espécies químicas se unem a outra (substrato) que possui ao menos uma ligação múltipla, formando um único produto, e implicando no substrato a formação de duas novas ligações e uma diminuição na ordem ou multiplicidade de ligação.
Existem três tipos principais de reações de adição:
Adições eletrófilasAdições nucleófilasAdições de radicais livres
As reações de adição estão limitadas a compostos químicos que contenham ligações múltiplas:
Moléculas com ligações duplas ou triplas carbono-carbono.
Moléculas com ligação múltiple carbono-heteroátomo como C=O, C=N ou C≡N.
Uma reação de adição é a contraria a uma reação de eliminação. Por exemplo a reação de hidratação de um alqueno e a desidratação de um álcool são uma adição e uma eliminação respectivamente.
Reação de Substituição
Substituintes são todos os grupos ou espécies químicas ligadas a cadeias de hidrocarbonetos, onde exercem através de atividade sacadora ou doadora de elétrons influenciando assim na conformação estrutural e ou atividade desenvolvida pela molécula que esteja ligado.
Numa reação de substituição, um grupo funcional numa molécula é substituído por outro.
Em química orgânica, as reações de substituição são de grande importância. O conhecimento pormenorizado dos vários tipos de substituição possíveis permite prever o resultado de uma reação química, assim como escolher a temperatura e o solvente corretos para a sua ocorrência.
Essas reações podem ocorrer de diversas maneiras, mas os tipos mais comuns são halogenação, sulfonação, nitração, alquilação e a acilação.
Substituições nucleofílicasEstes tipos de reações de substituição ocorrem quando o reagente é um nucleófilo, o que significa, um átomo ou moléculas com elétrons livres.
Um nucleófilo reage com um substrato alifático em uma reação de substituição nucleofílica alifática.
Quando o substrato é um composto aromático o tipo da reação é uma