BIODIESEL
BIODIESEL
• Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que substitui total ou parcialmente o óleo diesel de fonte mineral nos motores de combustão interna de ciclo movidos a diesel, como os de caminhões, tratores, ônibus e outros veículos, ou em motores estacionários, como os utilizados para geração de energia elétrica. • O biodiesel é um éster, produto da reação de um ácido, geralmente orgânico, com um álcool. Já o diesel é uma n-parafina, ou NormalParafina, subproduto do petróleo processado nas refinarias.
A HISTÓRIA DO BIODIESEL
• O funcionamento dos primeiros motores tipo diesel era de injeção por compressão. Os motores nesta época eram alimentados por petróleo filtrado, óleos vegetais e até mesmo por óleos de peixe.
• Durante a década de 20, este gênero de motores passaram a ser por injeção direta, impossibilitando a partir daí o uso de óleos vegetais, tanto devido a fatores técnicos como econômicos. Tal situação permitiu a utilização do gasóleo, que até então era considerado um resíduo petrolífero. O preço inferior deste produto de origem mineral durante muitos anos, fez com que o uso dos óleos vegetais caísse no esquecimento, adiando deste modo a evolução da tecnologia associada à utilização de óleos vegetais como combustível.
Infelizmente, os motores foram sendo sucessivamente adaptados para a utilização exclusiva de diesel mineral e deixou de ser possível utilizar diretamente óleos vegetais no motor principalmente devido à elevada viscosidade destes.
A HISTÓRIA DO BIODIESEL
• A transesterificação de óleos vegetais é conhecida desde o fim século
XVIII e foi utilizada largamente para produzir glicerina que era usada na produção de sabões.
• Os subprodutos dessa reação, são os ésteres metílicos e etílicos que compõem o biodiesel. Os produtos desta transesterificação são 80 90% de biodiesel e 10 - 20% de glicerina, que durante séculos foi o principal motivo da utilização industrial da mesma.
• Atualmente com o