Quimica
Todos os compostos reconhecidos como orgânicos apresentam como característica comum o fato de conter o elemento carbono. Há duas grandes fontes de compostos orgânicos simples: o petróleo e o carvão.
O petróleo e o carvão são reconhecidos como combustíveis fósseis, depositados ao longo de milhões de anos de transformação da crosta terrestre e estão sendo consumidos a um ritmo alarmante, para atender às necessidades energéticas mundiais em constante crescimento. Encontramos outras fontes de energia na biomassa (que provem de plantas, animais e seus derivados). A biomassa é renovável e, se utilizada com cuidado, pode durar mais tempo em nosso planeta do que a própria espécie humana.
Ainda dentro do setor industrial (não esqueça que a energia citada acima é importante também aqui), encontramos a produção e utilização de corantes, produtos farmacêuticos, papéis, tintas, vernizes, plásticos, borracha; produtos alimentícios e outros usados em nossos vestuários.
Biologicamente, reconhecemos o carbono como um elemento biogênico (gerador de vida). O carbono se encontra em moléculas de grande variedade estrutural onde se distinguem três classes principais: os lipídeos; os glicídios e os protídeos. Essas moléculas são tão amplamente encontradas nos seres vivos que reconhecemos que a vida, tal como a conhecemos, é baseada na presença de carbono.
http://share.pdfonline.com
Hidrogenação
A hidrogenação é uma reação orgânica de adição, pois o reagente gás hidrogênio, H2, adiciona-se a uma molécula orgânica.
A molécula orgânica que sofrerá a reação precisa ser insaturada, como ocorre no caso dos alcenos, alcinos, dienos e aromáticos. Isso porque o mecanismo dessa reação nos mostra que ocorre primeiramente a quebra de uma ligação pi (π) entre os carbonos, pois essa ligação é bem mais fraca que as ligações do tipo sigma (σ). Esse tipo de reação é muito importante industrialmente, pois ela é usada