Raça historia
Dito isso, o sociólogo propõe que os humanos sejam classificados por suas respectivas etnias. Etnias, segundo o conceito, é um povo que se identifica por suas tradições culturais, políticas, religiosas e sociais em geral. A etnia pode ser classificada, sobretudo como o conjunto de determinadas tradições culturais de determinado povo.
Sobre a noção de cultura, portanto, Lévi-Strauss declara que nenhuma cultura é estacionária, ou seja, elas estão sempre em constante desenvolvimento e esse desenvolvimento é incrementado pelo contato com outras culturas. Teoriza também que não existem culturas em total isolamento; em algum momento elas têm contato com outras etnias e é nesse momento que se dá o progresso e a chamada alteridade.
A alteridade é classificada como o dado momento em que etnias se contatam pela primeira vez e têm uma percepção de que outras culturas existem além de suas respectivas. A partir desse momento, notam a existência de diferenças entre si. Ocasionalmente tais diferenças podem ser incompreendidas, gerando uma visão etnocêntrica do mundo.
O etnocentrismo se define pelo ato de um determinado grupo étnico ou um isolado membro, determinar que a sua cultura é superior e correta, e desse modo, julgar as demais baseando-se numa análise