Raça e História. In.:Raça e Ciência
A existência de mais culturas do que raças humanas é bem definida, pois culturas se conta por "milhares" e raças por "unidades". A diversidade das culturas não se diferenciam entre se do mesmo jeito nem no mesmo plano. O que se entenderia por culturas diferentes, seria que certas parecem até serem, mas, são nascidas do mesmo modo comum, não sendo diferente. Os homens criam culturas diferentes devido a distância geográfica, de propriedades especificas do meio e também da ignorância apresentada pelos demais da humanidade. Mesmo assim, muitos costumes não surgiram a partir de necessidades internas, mas sim da necessidade de não continuar na mesma, sendo um devedor a um grupo próximo que tinha um dado uso preciso de domínio no qual o próprio não ditava regras.
Consequentemente, a diversidade das culturas humanas seria menos função do isolamento dos tais grupos do que das relações que as englobam.
A diversidade das culturas dificilmente são apresentados aos homens da forma que elas são, ocorrendo nas sociedades uma visão de certa cultura como algo escandaloso; o progresso do conhecimento então não consistiu na aceitação ou no meio de encontro a ela. Cada progresso conduzido pela humanidade desde o seu principio são exatamente tão surpreendentes que a tentativa de discussão sobre elas seria transitória.
A questão da História Estacionária e História Cumulativa, seria apresentada numa condição bem ampliada, distinguindo dessa