Artemisinina
A artemisinina, também conhecida como Qinghaosu (Chinês), e os seus derivados são um grupo de substâncias que têm atualmente a ação mais rápida contra o protozoário P.falciparum, causador da malária. O composto é isolado da planta Artemisia annua que tem grande importância na medicina tradicional Chinesa, tratamentos com o derivado ACT (artemisinin-combination-therapies) são comuns e usados a nível global.
Quimicamente a artemisinina é um sesquiterpeno lactonizado, uma classe de compostos químicos constituídos por 3 unidades de isopreno e um anel de lactona, a artemisinina contém uma ponte peróxido pouco usual que se acredita ser responsável pelo seu mecanismo de ação, atualmente não se conhece mais nenhum composto natural com essa ponte na sua configuração.
O uso desta substância por si só é explicitamente desencorajado pela OMS, pois tem havido sinais de desenvolvimento de resistência por parte dos parasitas da malária, as terapias que combinem a artemisinina com outras substâncias anti maláricas são as mais aconselhadas.
Atualmente realizam-se investigações para averiguar a viabilidade do composto no tratamento de cancro.
http://en.wikipedia.org/wiki/Artemisinin
https://vpn.ul.pt/http/0/www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0968089608011838
https://vpn.ul.pt/http/0/www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0960894X07004805
https://vpn.ul.pt/http/0/www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378517307007569