Quimica sabão e detergentes
PRODUTOS DE LIMPEZA E HIGIENE
VITÓRIA
2014
Histórico de produção utilização
O sabão e seus semelhantes não são produtos encontrados na natureza prontos para a extração, e sim fabricados através de reações químicas. Neste sentido, é um produto muito antigo e a sua origem deu-se em fenómenos puramente acidentais.
Os primeiros relatos da produção de sabão conhecidos são descrito pelo historiador romano Plínio, o Velho (23-79 d.C.). Mas sabe-se que a história começa muito antes, apesar de não existir fatos documentados e a primeira parte da história pareça pura especulação, tudo indica que o sabão tenha sido descoberto pelos pré-históricos. É provável que os primeiros povos, ao cozinhar sua carne depois de chuvas fortes tenham percebido o aparecimento de uma espuma à volta dos resíduos do fogo, esse efeito é causado pelas cinzas da ultima chama ali acessa. Também devem ter notado que a água, quando colocada em recipientes já usados para cozinhar carne, e por isso com cinzas transformava-se no mesmo tipo de substância espumante, o que seria comum, uma vez que a confecção dos alimentos decorria ao ar livre. Especula-se que as pessoas que se dedicavam a esse trabalho, normalmente mulheres, talvez tivessem reparado que os recipientes ficavam mais limpos com isso ou pelo menos que as suas mãos ficavam mais limpas do que normalmente, quando lavadas com esta água.
Mas as primeiras evidências da produção de um material parecido com o sabão registradas na historia só foram registradas em 2800 a.C. na antiga Babilônia, onde em escavações foram encontradas inscrições junto a cilindros de barro, que mostraram que os habitantes naquela época já ferviam gordura de animais juntamente com cinzas. Porem, o resultado obtido dessa reação teira sido utilizado como pomadas para ferimentos ou para auxiliar a produção de penteados artísticos, visto que a necessidade de limpeza ainda