Sabao e Detergente
INDÚSTRIA DE SABÕES E DETERGENTES
1. SABÕES E DETERGENTES
O uso de artigos para limpeza tem sido empregado desde a antiguidade. No século I há escritos que indicam o uso de sabão. (SHEREVE & BRINK JR.,1997)
Segundo Usberco & Salvador (2002) os sabões e detergentes são utilizados para remover sujidades de superfícies. A remoção dessas sujidades se dá através da sua ação detergente (oriundo do latim detergere = limpar).
Para que a limpeza da superfície ocorra é necessário que as forças de adesão do resíduo sejam quebradas (CEPEQ, 2005).
Os detergentes e sabões são genericamente denominados de surfactantes.
“Surfactantes são compostos capazes de alterar as propriedades interfaciais e superficiais de um líquido” (VASEL, 2009). Sendo assim os detergentes e sabões diminuem a tensão superficial da água, ampliando o poder de penetração dela causando a quebra das forças de adesão do resíduo.
Os sabões por terem ação detergente podem ser incluídos na classificação de detergentes, porém para efeito de estudo neste trabalho será abordado o termo detergente para os compostos sintéticos.
1
QUÍMICA INDUSTRIAL I – PROCESSOS INDUSTRIAIS INORGÂNICOS
INDÚSTRIA DE SABÕES E DETERGENTES
2. AÇÃO
Os sabões e detergentes agem de maneira semelhante, por terem a capacidade de modificar as propriedades estruturais de líquidos são denominados tensoativos (surfactantes).
Segundo Hewitt (2002) a tensão superficial de um líquido é a capacidade que este tem de contrair sua superfície.
A tensão superficial ocorre devida as atrações moleculares do líquido. Abaixo de sua superfície as moléculas são atraídas igualmente e em diversas direções, onde todas estão sob o exercício da mesma força de atração, dando à superfície do líquido um aspecto como de uma fina película.
Os detergentes e sabões são denominados tensoativos aniônicos, pois em solução aquosa se dissociam em um ânion anfifílico (compostos que